Encontro Entre Amigos no Teatro Municipal de Ilhéus

Foto: Julay
Na esteira do movimento de revitalização e sustentabilidade cultural da Costa do Cacau, e também da Bahia, o Teatro Municipal de Ilhéus apresenta em grande estilo os músicos Paulo Mourão e Graco Lima Jr., no show “Entre Amigos”, nesta quinta-feira, dia 26, às 21 horas. Na ocasião a cidade recebe representantes de 417 municípios baianos, autoridades nacionais e estaduais para a III Conferência Estadual de Cultura, realizada pelo Governo do Estado.
O show é promovido pela Unidade Assistencial Casa da União de Ilhéus e para Maurício Corso, presidente da FUNDACI, “trata-se de uma oportunidade a mais de cultura e lazer para a cidade, visitantes e todos os conhecedores da importância e valor de se fazer o bem, sem olhar a quem.” Os ingressos estão sendo vendidos pelos valores de R$ 20 (inteira) e R$ 10 (meia) na bilheteria do TMI. Vale ressaltar ainda que o espetáculo é beneficente e parte da renda será revertido para trabalhos assistenciais da nossa cidade.
Olhares sobre os músicos e suas obras
O jornalista e professor de Comunicação da UESB – Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, natural de Ilhéus, Dirceu Góes, considera que Paulo Mourão expressa sua música em “múltiplas paisagens”. Sobre o artista ele escreveu: “Não, não sou afeito ao estilo da chamada “música sertaneja”. Quando Paulo Mourão me falou que tocava viola caipira fiquei assim, meio desconfiado, como se fora eu o mineiro e ele o baiano falastrão, empolgado com o seu trabalho. Era a nossa primeira caminhada à beira-mar, na Soares Lopes, e ali eu ainda não sabia que nos tornaríamos amigo-irmãos.”
Dircéu Góes relata que “ao ser presenteado com três CDs e ouvir o dedilhar na viola, reconheci nas notas de Paulo Mourão paisagens há muito queridas. Relembrei de histórias das nossas gentes, vivenciadas no tempo mágico da época de menino: por vezes, na vasta pradaria da fazenda de gado na Pedra Furada, onde se dizia que bruxos se transformavam em tocos de árvores para uruçus construírem favos de mel. Por outras, que na Lagoa Encantada galos cantavam, as ilhas se moviam e o fogo brotava das águas em noites de puro breu. Pedra de Arigôa... “mãe de pantanha”... e fumo de rolo para se livrar da caipora nas matas de cacau das terras grapiúnas.”
Jornalista de longa estrada, articulador de expressões culturais e músico de extrema sensibilidade. Com a bagagem cultural que carrega, Paulo Mourão sobe ao palco do Teatro Municipal de Ilhéus, no dia 26, acompanhado de convidados muito especiais. Um show de qualidade e certamente um espetáculo imperdível nesta seara primaveril”, conclui.
O show “Entre Amigos” foi concebido para oportunizar este harmônico encontro musical entre Paulo Mourão e Graco Lima Jr., uma idéia surgida à partir da admiração recíproca dos artistas, ambos mineiros atualmente radicados na Bahia, e também de pedidos provindos dos muitos amigos comuns. Resultado disso é uma bela cantoria, em tons de brasilidade, mineiridade e baianidade, que vale a pena conferir. Um DVD será produzido retratando este momento.
E, com a autoridade de profissional de imprensa que é, e sensibilidade de músico e apreciador da boa música, é o próprio Paulo Mourão quem fala do seu parceiro musical no show “Entre Amigos”, ressaltando que “poesia e delicadeza dão colorido a música de Graco Lima Júnior”. Paulo Mourão diz que “Graco Lima Júnior é poeta que encanta e músico que fascina. Suas letras, arranjos, composições, tudo feito com esmero e dedicação. A melodia é a estrada de sua vida. A obra: pista celeste de estrelas brilhantes. Na música que dá título ao seu primeiro CD, Xamã nos conta: “tomei um chá de saudade, bebi um chá de simplicidade, tomei o chá da cidade, bebi o chá do amor”.
Graco Lima Jr. é artista de parcerias de primeira qualidade. Tem composições ao lado de músicos como o violeiro Milton Edilberto, KK Bahia, Elomar, Dora Rio Doce, Jean Cláudio e Luís Dilah. Seu CD “XAMÔ é primoroso. Sua interpretação, revela sensibilidade, sintonia, tem fineza e beleza. Exemplo disso, a música Legião de Beija-Flores”. Lima Jr é discreto, fala pouco, tem objetividade. Sabe onde o sol nasce e onde a lua aparece. Fiquei seu amigo e admirador. Estou feliz de dividirmos o palco do Teatro Municipal de Ilhéus na noite de quinta feira, 26 de novembro, às 21 horas.”,  diz Mourão.
O show – bandas, repertórios e ficha técnica
Em “Entre Amigos” Lima apresenta músicas do cd “XAMÔ e composições inéditas do próximo trabalho. Paulo Mourão trará músicas dos seus CDs “Minas é Gerais”, “Grande Viagem de Luz”, “Os Caboclos das Matas” e “Brilhantes Pedras Finas”. Todos os CDs estarão à venda no foyer do teatro.
No palco: Paulo Mourão (violas de 10 cordas, voz, percussão), Agenor Menezes (violão 7 cordas), Rafael Carvalho (percussão), Joanna Carvalho (voz), Jane Hilda Badaró Mourão (voz); Graco Lima Jr., (violão, voz), Lúcio Ferraz (violão), Diro Oliveira (flauta), Otávio (percussão). Participações especiais: Vinícius Andrade e Daniel Ravi. Na ficha técnica: Projeto de Iluminação: Geraldo Elísio. Iluminação: Paulo Rosário e Du Moura (TMI). Auxiliar de Cenografia: Zezito Faustino.
O espetáculo conta com os seguintes apoios: Fundação Cultural de Ilhéus, TV Santa Cruz, Rádio Gabriela FM, Imagem Digital, Prorecarga, Clínica Viva, Tororomba Resort, Imapel, Encantur, Farmácia Vitória, Rima Decorações, Elclin – Hospital de Olhos, Farmácia Eldorado, Yázigi, Tia Ró, Mare Azurro e Sabor do Pão; além de toda imprensa regional.
Compareça, você estará “ENTRE AMIGOS”. Texto: Jane Hilda Badaró- DRT 
Foto: Julay